Nas ricas terras culinárias da Tailândia, desvela-se um esplendoroso tesouro de sabores num prato magnífico: o caril Panang. Enraizado na tradição e na história das encantadoras ilhas malaias de Panang, este majestoso manjar é uma sinfonia de aromas e sabores que ecoam por séculos de tradição gastronómica.
A lenda deste petisco remonta aos idos de 1890, quando, no meio das brisas tropicais e à mistura cultural das regiões sul e central da Tailândia, o caril Panang, então conhecido como phananeng, começou a tecer a sua história. Originário possivelmente das terras misteriosas da Malásia, mas agora entrelaçado no tecido gastronómico da Tailândia, ele personifica a fusão de influências de Mianmar, da Índia e dos próprios ingredientes autóctones tailandeses.
Ao observarmos a magia acontecer na preparação deste prato, testemunhamos o labor cuidadoso dos chefes, cada um um alquimista das panelas, combinando pimenta vermelha, capim-limão e cominho numa sinfonia de sabores. No entanto, é a pasta de caril, uma obra-prima composta de uma mistura exuberante de pimenta vermelha, limão, galanga, alho, cebolinha, cominho e kapi – uma pasta de camarão – que verdadeiramente dá vida ao caril Panang.
𝙄𝙣𝙜𝙧𝙚𝙙𝙞𝙚𝙣𝙩𝙚𝙨
1 frango grande, cortado aos pedaços
1/2 colher de chá de sal
1 lata de leite de coco
2 colheres de sopa de óleo vegetal
1/2 xícara de pasta de caril Panang
4 a 5 folhas de lima kaffir , cortadas em juliana
1 colher de sopa de açúcar granulado
1 colher de sopa de molho de peixe
1/2 colher de sopa de pasta de camarão Kapi
1 lata (330g) de brotos de bambu fatiados, escorridos
2 mini maçarocas de milho
120 g de feijão verde, fresco, cortado transversalmente em pedaços de 5 cm
1/2 xícara de pimentão vermelho em fatias finas
1/2 xícara de folhas frescas de manjericão
Arroz de jasmim branco cozido (adicional)*
𝘾𝙤𝙢𝙤 𝙋𝙧𝙚𝙥𝙖𝙧𝙖𝙧
1. Polvilhe todo os pedaços de frango com sal e reserve. Abra a lata de leite de coco sem agitar ou mexer. Pegue 2 colheres de sopa do creme de coco encontrado no topo da lata e coloque numa tigela pequena; reserve o creme de leite e o leite restante na lata separadamente.
2. Aqueça o óleo vegetal em uma wok grande em fogo médio-alto. Adicione 1/2 xícara de pasta de curry Panang; cozinhe, mexendo sempre, até ficar perfumado e macio, cerca de 2 minutos. Adicione folhas de lima kaffir, açúcar, molho de peixe e leite de coco restante da lata. Leve para ferver em fogo médio-alto, mexendo sempre. Reduza para ferver suavemente em fogo médio e cozinhe, mexendo sempre, até borbulhar e engrossar levemente, cerca de 4 minutos.
3. Adicione os pedaços de frango à mistura no wok; cozinhe em fogo médio, mexendo sempre com uma pinça para separar os pedaços, até que a carne esteja quase dourada, cerca de 6 minutos. Adicione brotos de bambu, feijão verde, as maçarocas o pimentão e a pasta de camarão; cozinhe, mexendo sempre, até que a carne esteja bem cozinhada e o molho engrosse. Retire do fogo. Adicione o manjericão e reserve 2 colheres de sopa de creme de coco; mexa até incorporar bem e o manjericão murchar. Tempere a gosto com sal. Sirva com o arroz.
Onde pode adquirir os ingredientes:
꙳Folhas de lima kaffir
꙳Brotos de bambu, tiras 330 g
꙳Pasta de Curry Panang 400 g
꙳KAPI pasta de camarão 380 g
꙳Molho de peixe marca Squid
꙳Para acompanhar este frango de caril tem aqui no site a receita de arroz jasmim cozido.
Deixe o seu comentário