Acredita-se que o French 75 foi criado no Harry’s New York Bar, um famoso bar em Paris frequentado por soldados americanos e expatriados.
A história por trás do nome do cocktail envolve uma metralhadora francesa chamada “Canon de 75 modèle 1897”, que era usada pelo exército francês durante a Primeira Guerra Mundial. A metralhadora era conhecida por ser poderosa e eficaz, e os soldados americanos que a viam em ação chamavam-na de “French 75” por causa de sua força impressionante.

O cocktail French 75 foi nomeado em homenagem a essa metralhadora e foi inicialmente feito com gin, sumo de limão, açúcar e champanhe. A combinação de gin e champanhe proporcionava uma bebida borbulhante e refrescante, que se tornou popular entre os frequentadores do bar.

Com o tempo, a receita do French 75 evoluiu, e agora é comum encontrar variações que usam gin ou conhaque, dependendo da preferência pessoal. A versão moderna mais comum é feita com gin, sumo de limão, xarope simples e champanhe, servida numa taça de champanhe, decorada com uma casca de limão ou uma cereja.

𝑰𝒏𝒈𝒓𝒆𝒅𝒊𝒆𝒏𝒕𝒆𝒔
(Para uma taça)
12,5 cl de champanhe ou espumante (bruto) gelado
3 cl de gin*
1,5 cl de sumo de limão
1 cl de xarope de açúcar
4 a 5 cubos de gelo
1 casca de limão ou cereja marrasquino

𝑪𝒐𝒎𝒐 𝑴𝒊𝒔𝒕𝒖𝒓𝒂𝒓
Coloque os cubos de gelo numa taça de champanhe previamente gelada, despeje o champanhe, o gin, o sumo de limão o xarope de açúcar a casca de limão ou a cereja. Mexa levemente com uma colher de bar. Sirva imediatamente.

* Pode adquirir o a garrafa de Gin The Botanical’s com oferta de duas águas tónicas Peter Spanton