O Rob Roy é um cocktail clássico de whisky criado no final do século XIX. Este cocktail foi desenvolvido em 1894 no Waldorf Astoria, em Nova Iorque, e foi inspirado pelo musical “Rob Roy,” que se baseava na vida de um herói escocês, Rob Roy MacGregor. Na sua essência, o Rob Roy é uma versão do Manhattan, mas com whisky escocês em vez de bourbon ou rye, o que lhe confere um perfil mais profundo e suave.

No início, o Rob Roy era um símbolo de sofisticação e era muitas vezes associado a personalidades influentes. Desde então, a sua popularidade flutuou, mas permaneceu como uma opção sólida nos menus de cocktail. O uso do whisky escocês dá-lhe um carácter único, com notas de fumo e suavidade que variam conforme o whisky escolhido. O Rob Roy continua a ser visto como um cocktail clássico que destaca a versatilidade e complexidade do whisky escocês.

A guarnição é normalmente uma cereja. No entanto, o Rob Roy pode ser servido com uma casca de laranja, que realça as notas de malte e especiarias do whisky escocês.

𝑰𝒏𝒈𝒓𝒆𝒅𝒊𝒆𝒏𝒕𝒆𝒔
(Para um copo)
5 cl de whisky escocês
2 cl de vermute rosso
2 a 3 gotas de Angostura bitters
1 cereja marrasquino ou casca de laranja
5 a 6 cubos de gelo

𝑪𝒐𝒎𝒐 𝑴𝒊𝒔𝒕𝒖𝒓𝒂𝒓
Coloque o whisky, o vermute e a Angostura bitters num copo de mistura com gelo e mexa até esfriar. Em seguida, coe a mistura para um copo de cocktail previamente resfriado e decore com a cereja marrasquino ou a casca de laranja.

Onde pode adquirir os ingredientes:
Cardhu 12 anos, Scotch Whisky
Vermute Cinzano Rosso
Angostura bitters
Cerejas Marrasquino