🌟 Técnicas de Preparação de Cocktails (Parte I) 🌟

Existem várias técnicas para a preparação de cocktails, cada uma realçando diferentes sabores e texturas e trazendo um toque de sofisticação ao momento. Conheça os métodos mais utilizados, que dão vida a bebidas complexas e atraentes:

🎉 Preparação Diretamente no Copo
A técnica de “muddling”(maceração) consiste em esmagar suavemente ingredientes frescos como ervas, frutas e especiarias num copo, usando um pilão. Isto liberta aromas e óleos essenciais que tornam a bebida mais aromática. É uma técnica bastante comum no Mojito e na Caipirinha, onde o aroma das ervas e o sabor das frutas são fundamentais para a experiência (figura A).
Não sendo precisa a maceração, adiciona-se os ingredientes diretamente no copo de servir, geralmente com gelo. Os sabores mantêm-se puros e definidos, ideal para cocktails simples mas saborosos como o Gin Tónico ou o Cuba Libre, em que os ingredientes se completam de forma harmoniosa no próprio copo (figura B).
Adicione os ingredientes respeitando a ordem e as quantidades indicadas na receita (figura C).
Mexa num movimento giratório de baixo para cima usando uma colher misturadora. Ao fim de alguns segundos, o exterior do vidro assume um aspeto mate, o que indica que a bebida foi devidamente arrefecida (figura D). Se necessário, decore o cocktail e sirva de imediato.

🎉 Preparação no Copo de Mistura
Este método é utilizado quando os ingredientes de uma receita de cocktail são todos alcoólicos e, por isso, facilmente miscíveis entre si. É também válido quando uma pequena quantidade de xarope deve ser introduzido. Muitas vezes também é escolhido quando o cocktail não pode ser feito diretamente no copo, pois a preparação deve ser filtrada antes de servir, para retirar a polpa de um citrino ou de cubos de gelo, por exemplo.
Encha o copo de mistura com um número de cubos de gelo indicados na receita, (figura A).
Deite os ingredientes no copo respeitando a ordem e as quantidades indicadas no receita, (figura B).
Mexa num movimento giratório de baixo para cima usando a colher misturadora. No final de alguns segundos, o exterior do o vidro assume um aspeto mate, o que indica que a bebida foi devidamente arrefecida, (figura C).
Deite o conteúdo do copo de mistura no copo de servir escolhido para a receita, filtrando o conteúdo utilizando uma peneira gelo, (figura D). Opcionalmente decore o cocktail.

🎉 Preparação no Shaker com Filtro Cobbler Shaker
Este método confere uma textura mais cremosa e permite uma mistura mais intensa dos sabores, ideal para cocktails com sumos, ovos ou xaropes que beneficiam de uma textura espumosa e uma frescura impactante. Exemplos clássicos incluem o Margarita e o Daiquiri.
Pode usar um shaker indiferentemente com filtro, o mais comum, ou um shaker sem filtro como o shaker Boston ou o shaker continental.
O shaker com filtro, ou Cobbler Shaker, é um dos mais tradicionais e fácil de usar, sendo composto por três peças: um copo principal, uma tampa que contém um filtro embutido e uma tampa pequena que serve de medidor. Esta tampa com filtro é particularmente prática, pois permite coar o cocktail diretamente para o copo sem necessidade de um filtro adicional. Este shaker é ideal para preparar cocktails de forma rápida e com uma apresentação elegante, sendo perfeito para mixologistas principiantes.
Devido ao filtro embutido, é possível obter um cocktail com uma textura suave, já que o gelo e as partículas maiores de ingredientes ficam retidos, resultando numa bebida bem filtrada. Contudo, o Cobbler Shaker pode por vezes ser mais difícil de abrir depois de agitado, especialmente quando bem frio, devido ao vácuo criado.
Encha a parte inferior do shaker com o número de cubos de gelo indicado na receita e, em seguida, verta os ingredientes respeitando a ordem e as quantidades dadas na receita (figura A).
Ajuste a parte superior do shaker e tampa (figura B).
Segure o shaker com firmeza colocando o polegar da mão direita (se for destro) na tampa, e os dedos indicador e médio da outra mão sob a base da parte inferior.
Agite o shaker vigorosamente durante 8 acerca de 10 segundos. Quando a bebida está suficientemente fria, a superfície do shaker fica com um aspeto mate,(figura C)
Retire a tampa e, segurando a parte superior, verta o conteúdo do shaker no copo de serviço escolhido para a receita, sendo as partes sólidas (incluindo os cubos de gelo) retido pelo filtro incorporado, (figura D).

 

Técnicas de Preparação de Cocktails (Parte II) 🢂